quarta-feira, 7 de julho de 2010
Açucar de beterraba
Como é extraído o açúcar de beterraba?
Não é muito diferente da extração do açúcar da cana. A primeira etapa é tirar as folhas e limpar as beterrabas, que crescem embaixo da terra. Depois, elas são cortadas em fatias finas e deixadas em repouso em uma enorme tina com água quente, para extrair o açúcar e outras substâncias. O resultado é um verdadeiro chá de beterraba, que é purificado e filtrado - usando cal, gás carbônico e outras técnicas que retiram do chá tudo o que não é água e açúcar. A diferença entre produzir um açúcar branco (refinado) e um castanho (mascavo) é o nível de purificação feita nessa etapa do processo. O passo seguinte é levar esse líquido açucarado para uma série de tubos em que parte da água, aquecida com vapor quente, evapora da mistura. Sobra um xarope grosso que vai para a cristalização, ou seja, ele é fervido e tem mais um pouco de água extraída, até que minúsculos cristais de açúcar comecem a surgir espontaneamente. A pouca água que resta é separada em uma centrífuga.
Depois, basta secar os grãos de açúcar e o produto está pronto, sendo exatamente o mesmo que o gerado pela cana. Na Europa, o clima favorece mais o cultivo da beterraba, enquanto no Brasil a cana é a matéria-prima mais comum.
Onde comprar?
AÇÚCAR DE BETERRABA
Oferta macia
tipo por exemplo 2 do açúcar de beterraba do produto de Alemanha da origem de outubro 2009 do açúcar de beterraba (eu - norma 2) - branco cristal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário