sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dietas contra os radicais livres


                                 



Todos os dias geramos radicais livres, e contra eles estão os antioxidantes: incluamos em nossa dieta habitual os alimentos que os contenham e vivamos mais plenamente.




O envelhecimento é um processo natural que todos os seres humanos experimentam, na realidade, envelhecemos todos os dias, o importante aqui, é saber envelhecer saudavelmente, evitando ter enfermidades graves no futuro e nos dando assim a oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida desfrutando das coisas que sempre gostamos de fazer e na companhia de quem amamos.



Se falarmos de oxidação (envelhecimento) temos que falar de quais coisas podem nos fazer retardar esse envelhecimento, e aqui entram os “antioxidantes”, que são substâncias que atuam diretamente em nosso organismo como uma espécie de defesa frente a agentes externos (stress, ambiente poluído, exercício físico extremo, etc.) e interno (células cancerígenas, etc.), fazendo retardar o processo e inclusive, em alguns casos, revertendo-o.



MAS, QUAIS SÃO OS ANTIOXIDANTES?



Cinco são os nutrientes antioxidantes básicos que permitem frear o envelhecimento, eles são:



VITAMINA A



É o beta caroteno (pró-vitamina A), que destrói os radicais livres gerados no oxigenio. O encontramos na cenoura, espinafre, tomate, alface, laranja e melão.



VITAMINA E



Denominada a “vitamina da juventude”, protege da oxidação que levam aos radicais livres. Esta vitamina só se absorve em graxa, portanto seu excesso poderia causar toxicidade, por exemplo, nas pessoas que se suplementam com cápsulas de vitamina E de 1000 UI, quando o recomendável em caso de suplementação o ideal é que seja máximo de 400UI.



VITAMINA C



Impede a síntese de substâncias cancerígenas chamadas nitrosaminas, agentes cancerígenos que geram radicais livres e que os encontramos nas carnes que são cozidas na grelha ou a carvão. Esta vitamina encontramos em todos os cítricos além do mamão, kiwi, repolho, brócolis, etc.



SELENIO



O Encontramos em lácteos (preferivelmente desnatados), legumes verdes e amêndoas.



ZINCO



O encontramos em produtos lácteos, pescado, trigo germinado e levedura.

Assim, tratemos de levar uma vida mais saudável, nos protejamos contra os radicais livres, lembre que todos os dias liberamos uma batalha interior, todos os dias geramos radicais livres, e contra eles estão os antioxidantes, incluamos em nossas dieta habitual os alimentos que o contenham e vivamos mais plenamente.


O QUE SÃO RADICAIS LIVRES?

De uma vez por todas:


Entenda o que são radicais livres,

para que servem e como combatê-los



Possivelmente você já ouviu falar de radicais livres, não é mesmo?! Entenda o que são, porque se fala tanto neles e como a alimentação pode prevenir a formação dos radicais livres.



Mas o que é radical livre?

O termo radical livre refere-se ao átomo ou molécula altamente reativo, que contêm número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica. É esse não emparelhamento de elétrons da última camada, que confere alta reatividade a esses átomos ou moléculas. A maioria desses agentes reativos são derivados do metabolismo do oxigênio e são encontrados em todos os sistemas biológicos. É justamente o oxigênio que faz com que nossas células se oxidem, liberando radicais livres.

Para que servem os radicais livres?

Mas é importante explicar que embora os radicais livres possam ser mediadores de doenças, sua formação nem sempre é ruim. Por exemplo, na defesa contra a infecção, quando a bactéria estimula o corpo a produzir radicais livres, a finalidade é de destruir o microorganismo que está atacando o organismo, então aqui a formação de radicais livres é bem-vinda.

Radicais livres danosos

Se houver estímulo exagerado na produção dessas espécies reativas, associada à falha da defesa antioxidante natural do corpo, então o excesso de radicais livres realmente pode danificar a saúde, com consequências, desde envelhecimento precoce, câncer e aterosclerose, até queda de cabelo e manchas na pele.

Fumar, tomar sol sem proteção e exagerar no álcool são atitudes que aceleram a formação de radicais livres. Isso por que esses hábitos fazem com que as células se oxidem mais rapidamente. Ou seja, esses hábitos funcionam como catalizadores que aceleram a reação de oxidação das células, mas não é só. Até exercício físico em excesso contribui para isso. Pelo mesmo motivo, atividades exaustivas, nas quais há um aumento de 10 a 20 vezes no consumo de oxigênio pelo corpo, também desencadeiam a liberação de radicais livres.



Como evitar a formação de radicais livres envelhecedores

É como uma balança… aumentar os fatores bons e diminuir os fatores ruins!!! Então, vamos as dicas para fazer com que a sua alimentação seja a favor do combate dos radicais livres.



Fatores que levam a maior geração de radicais livres e que devem ser evitados:



- Álcool em excesso

- Cigarro

- Alguns medicamentos

- Alimentos industrializados



Alimentos que devem ser consumidos em boas quantidades, todos os dias por prevenir a formação de radicais livres:



- Mamão, cenoura, repolho, beterraba, pimenta vermelha, brócolis, espinafre, batata, milho, morango, ameixa, uva, maçã, tomate, banana, pêra e melão.

- Laranja, tangerina, morango, abóbora: ricas em vitamina C.

- Chá verde, uva, morango, maça: boas fontes de flavonóides.

Campeões antioxidantes

Por conterem uma maior concentração entre os agentes antioxidantes (acetato de tocoferol, ácido ascórbico e betacaroteno), os campeões em ação antioxidante são: Inclua-os definitivamente na sua lista de compras.

Em relação à atividade física, para se evitar a formação de radicais livres, pratique os exercícios entre 65-80% de sua frequência cardíaca máxima.

Outras atitudes benéficas estão ligadas à respiração controlada e consciente e na correta escolha dos seus produtos cosméticos. A ação combinada das vitaminas C e E evita a denaturação (desestruturação/alteração) das boas gorduras que protegem pele e cabelos da desidratação.

Aprenda a ler a bula e escolha fórmulas cosméticas contendo esses dois ativos, que podem vir escritos de formas diferentes, veja:

Vitamina E:

Acetato de tocoferol

Tocopherol

Tocopheryl acetate

Vitamina C e derivados:

Ácido ascórbico

Ascorbic Acid

Ascorbyl Phosphate

Magnesium ascorbyl phosphate



Então, não se esqueça, para melhorar sua saúde e prevenir doenças, faça uso de alimentos ricos em antioxidantes. E, claro, diminuía os fatores de risco para a formação dos radicais livres.



Fonte: dietacerta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário